Empreendedor Digital Expert

Rodrigo Faria

Website: www.empreendedordigitalexpert.com

Ganhar dinheiro produzindo conteúdo e afiliado: o que têm em comum?

2017-05-11 23:33:16 | Empreendedorismo
Você deve estar curioso para saber o que têm em comum, duas profissões diferentes da Web. E o que cada uma delas pode te levar ao mesmo resultado. Ou seja, ganhar dinheiro na web. Então vamos começar pela primeira: como ganhar dinheiro produzindo conteúdos para web?

Eu diria que, produzir conteúdo para Web é o pilar de tudo. Porque é o primeiro tópico que você precisa prestar atenção, antes de montar um site voltado para vendas na internet.

Criatividade na construção do texto, informações relevantes e linguagem adequada a cada tipo de persona. Boa escaneabilidade (organização do texto), é fundamental para escrever um bom conteúdo e ter um bom desempenho, na produção de textos.

Aí você deve estar se perguntando, o que vou fazer agora? Eu não sei escrever e muito menos, sei algo sobre essas técnicas de produzir conteúdo. E eu lhe digo que, usando estratégias de marketing de conteúdo, você realmente atingirá seu público alvo. E como fazer isto sem gastar muito dinheiro com mídia?

Sua cabeça deve estar a mil agora, não é? Então fique aí e aprenda mais um pouco sobre produção de conteúdo, e com isso você chegará a seu público alvo.

Público alvo são as personas, as quais você deve direcionar seu conteúdo. Mas então, você deve estar tonto (a) agora, com tantas informações e nome que você nunca ouviu falar, não é? Bom, personas são as pessoas que possuem algum tipo de problema e que procuram na web, a solução de seus problemas.

Vamos começar, dando um exemplo de persona. Faz de conta que você escreve sobre saúde em seu blog e publica seu conteúdo sobre “Diabetes”. Através das palavras-chave que você usou no seu conteúdo, a persona ou, seja, o leitor (a) clicou no mesmo. A persona clicou, porque estava procurando mais informações sobre a doença “Diabetes”. Ela tem várias dúvidas e não sabe a quem recorrer.

Clicando no seu texto, ela conseguiu sanar suas dúvidas. Por conseguinte, aquela persona, se identificou com ele. A partir daí, ela vai ser uma leitora assídua de suas produções. Entendeu agora? Você conquistou sua persona, através do tráfego orgânico. Então vamos falar um pouco sobre tráfego orgânico.

O que significa tráfego orgânico?


Tráfego orgânico significa circulação de usuários em determinado site, através do sistema de buscas no Google. Estes usuários são as personas. As personas então são as pessoas que se identificam com os conteúdos produzidos neste site.

Através do conteúdo relevante do site em questão, as personas se tornaram leitores fieis dele. Ao permanecerem mais tempo neste site e retornarem outras vezes, elas dão a indicação para o Google de que o site é confiável e possui conteúdos relevantes. Portanto ele possui um tráfego de destaque. Isto fez com que ele alcançasse os primeiros lugares nas buscas do Google.

Desse modo, a produção de conteúdo, otimizado para os mecanismos de busca, com o passar do tempo, geram resultados melhores do que o tráfego pago. O tráfego orgânico se caracteriza por ser conquistado de forma natural. Ele é conquistado por vontade própria do leitor. E como você acha que ele conseguiu isso? Através das palavras-chave que já vamos te explicar no próximo tópico.

Como definir as palavras-chave?

As melhores palavras-chave são escolhidas através de ferramentas como:
• O Sem Rush e o;
• Keyword Planner.

Elas são muito eficientes e auxiliam você na escolha da palavra-chave relacionada ao seu conteúdo. Essas palavras-chave irão determinar os termos mais pesquisados pelos usuários do Google.

Existem as palavras-chave, Red Tail (palavras-chave mais genéricas ou de cauda curta) e as de cauda longa ou específicas chamadas de Long Tail. Como exemplo, podemos pesquisar: como ganhar dinheiro, que é um termo genérico, portanto é uma palavra-chave de cauda curta. E podemos pesquisar: como ganhar dinheiro na web, que é uma Long-Tail ou palavra-chave de cauda longa e bem específica.

Portanto, não se preocupe somente com o número de vezes que ela aparece em seu texto. Foque em fazer com que ela apareça naturalmente ao longo de seu texto. Não force a barra, se não fizer sentido, a aparição dela em todo o seu conteúdo. Porque aí sim o Google vai tesourar e seu conteúdo não vai aparecer destacado, nos mecanismos de busca. O Google preza seus leitores e não vai alavancar textos que não tenham as técnicas de SEO corretas.

Qual é o significado de Link building?

Calma, não precisa entrar em pânico. Não fique assustado (a), com esse nome esquisito. Link building são hiperlinks, que você deve inserir no seu texto. Ao linkar para outros conteúdos relevantes, de seu blog mesmo ou de outros sites, você estará obedecendo a uma das regras de SEO do Google.

Quando seu texto linka para outros conteúdos relevantes, ele reforça sua própria autoridade. Além disso, esta prática cria um relacionamento de parceria. O que poderá fazer com que seus artigos, também apareçam no site que você recomendou através do link building. Para que isso aconteça, é preciso que você insira o hiperlink de maneira natural no texto e não forçando a barra e colocando em qualquer lugar do texto.

Como inserir as title-tags?


A title-tags é uma variação do título do conteúdo, otimizada para os mecanismos de busca. Ela é uma das práticas mais importantes para promover o tráfego orgânico de seu conteúdo.

A title-tags é muito importante para garantir que um determinado conteúdo é relevante para o usuário. Ao fazer uma pesquisa no Google, talvez você não tenha tido sucesso na tag que você digitou. Sim, talvez o motivo tenha sido que, você digitou as tags que não correspondia aos conteúdos.

Você já tentou desesperadamente procurar alguma coisa no Google e não conseguiu? Talvez as respostas para as suas dúvidas estivessem no texto procurado, entretanto as title-tags não estavam bem elaboradas.

O título deve ser a única coisa formatada em H1 no seu texto. Isto garantirá que o mesmo apareça por inteiro, no buscador do Google. O título ou a title-tags deve ter 5 caracteres para aparecer. É fundamental que o seu título tenha a palavra-chave ideal, para permitir um melhor rankeamento no Google!

Como manter a frequência do tráfego orgânico?


Se você mantiver as práticas geradoras de tráfego orgânico com certa frequência, terá uma grande chance de conquistar clientes fiéis para seu site ou blog. Entretanto, existem muitos sites que não dão importância para estas práticas e consequentemente, perdem a atenção dos buscadores.

Em longo prazo, é preciso manter a frequência do tráfego orgânico. Isto fará com que seus leitores voltem para seu blog, sempre. Não dê prioridade à quantidade de conteúdo e sim à qualidade. Porque os leitores voltarão pela qualidade de seu conteúdo e não pela quantidade.

Mas agora vamos ao que interessa para quem quer ganhar dinheiro com produtos afiliados. Fique aí e esclareça suas dúvidas.

O que são produtos afiliados?


Primeiro vamos esclarecer um pormenor: um produtor digital é a pessoa que planeja o conteúdo, escolhe e produz o material. O afiliado é o empreendedor, que vende os produtos digitais de outras pessoas. Através de um link personalizado só para ele, o vendedor divulga o produto em locais como: as suas redes sociais, blogs ou listas de e-mails.

Os afiliados de produtos digitais, às vezes ficam muito empolgados para criar sua campanha e esquecem, de pensar em questões importantes como publicidade. Devemos refletir sobre tópicos importantes para colocar uma campanha no ar. Pense em:

• Como fazer anúncios e prometer apenas aquilo que vai entregar;
• Como fazer anúncios sem ocultar informações;
• Como fazer anúncios sem invadir o espaço do comprador ou, seja, o mesmo deve decidir o que quer ver em um anúncio sem ser obrigado a visualizar vídeos infinitos.

Para ser um afiliado de sucesso temos que observar algumas coisas importantes, como:

• O vendedor deve possuir muita sensibilidade;
• O afiliado deve usar de muita transparência.
Tenha muito cuidado na hora de divulgar um produto digital e siga todas as indicações do produtor. Se fizer o contrário, poderá ser penalizado, perdendo a sua afiliação. Considere estes tópicos na hora de se afiliar a um produto:

• O conteúdo possui qualidade? Explica tudo sobre o produto?
• O material de divulgação é de qualidade? Ou as imagens usadas são agressivas e o texto está cheio de erros?
• Estou fazendo algo que o produtor não quer?
• Estou prometendo mais do que o produto oferece?

O mais importante é ter transparência no seu trabalho de afiliado. E não cometer erros graves que comprometerão seu trabalho e poderão acarretar uma imagem ruim de vendedor. Então agora, vamos às estratégias que você vai usar como afiliado de um produto digital, para ser um sucesso nas vendas.

Quais são os perfis adotados pelos afiliados de produtos digitais?


Os afiliados de produtos digitais, geralmente escolhem os perfis de vendedor, que preferem na hora de vender. Eles podem ser:

• Perfil cientista: Este perfil explora os anúncios na internet. As plataformas mais comuns para fazer este tipo de anúncio são:
• Facebook: possui um grande público e uma excelente capacidade de segmentação;
• Google Adwords: direciona sua propaganda de vendas, diretamente para as pessoas interessadas no seu produto;
• Native Ads (Taboola e Outbrain): Insere anúncios como se fosse do próprio site.

Um lembrete muito importante: Seus anúncios devem ser feitos de acordo com a sua persona, que é o seu potencial comprador. Isto já foi dito lá atrás.

• Perfil autoridade: O vendedor faz seus anúncios por meio de blogs, sites e e-mails. Neste perfil, o vendedor faz um blog ou site e conquista os leitores através de conteúdos relevantes para sua persona. Também pode utilizar os espaços do blog ou site, para promover os produtos no formato de banners e também dentro de seus posts.

Para esta estratégia funcionar, você deve gerar tráfego constante para seu site ou blog. Divulgar produtos que tenham relação com o assunto das postagens aumentam as chances das pessoas se interessarem pelo produto.

Um blog com postagens regulares e bem escritas tem muita chance de aparecer nas primeiras páginas, nos buscadores do Google e podem gerar uma grande quantidade de tráfego orgânico. Manter o seu blog ou site sempre com um formulário para captura de e-mails, fica muito mais fácil de construir um relacionamento, com seu público.

• Perfil Revendedor: O vendedor deve entender como trabalhar os diversos canais das mídias sociais. Além do facebook, existem diversas redes sociais, como Twiter, Linkedin, Pinterest, Periscope, Snapchat e outras.

Para decidir qual delas você vai marcar presença, encontre primeiro onde está seu público alvo ou persona. Entender onde esse público interage mais, e conquiste seus leitores. Além de promover produtos digitais, desenvolva conteúdo relevante para suas personas. Ofereça conteúdo de qualidade que vai permitir a você, entender as dores de sua persona e sanar as dúvidas de seu público.

• Perfil apresentador: É o perfil do vendedor que explora as apresentações em vídeo. É um importante canal de comunicação na internet. Hoje em dia, está muito fácil criar materiais de qualidade, com os recursos ao seu alcance e com um celular, você consegue bons resultados.

Antes de começar a fazer seu vídeo, defina o objetivo do mesmo. Pense em um roteiro do que você vai dizer. Em segundo lugar, defina a locação de seu vídeo ou, seja, o local onde vai gravar. E depois comece a falar.

Saber se expressar bem é uma qualidade que você deve desenvolver. Então é isso! Faça sua escolha, do melhor perfil de afiliado, para você ter sucesso nas suas vendas. Existem vários canais de afiliados para você escolher. Por exemplo, temos o Google Adsense, o Joomla, o Hotmart, Lomadee, monetizze, eduzz, etc.

Você aí gostou das dicas que dei aqui? Pretende ser um produtor de conteúdo ou um afiliado? Ou já faz este tipo de trabalho? Se sim contribua com mais dicas para este post! Se não, faça aqui suas perguntas e exponha suas dúvidas. Ficarei feliz em esclarecê-las!

Artigo produzido por Rodrigo Faria.

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